Gestão de Riscos

Aumento da competitividade por meio da Gestão de Riscos

Todas as empresas, independentemente do porte ou do ramo de atuação, estão sujeitas as influências dos fatores internos (aqueles que estão ao alcance das ações da empresa e, portanto, podem ser gerenciados, como por exemplo, a cultura e o controle dos processos) e, também, de fatores de origem eterna (aqueles que estão além dos limites de atuação das empresas, mas que interferem na dinâmica dela, como por exemplo, a economia e as regulamentações). Esses fatores, internos e externos, estão em constante movimentação e apresentam riscos às empresas. Risco pode ser entendido como sendo a incerteza de que algo ocorrerá como esperado.

Portanto, independentemente de suas características as empresas convivem cotidianamente com riscos. Alguns dos principais tipos de riscos são:

1. Conformidade legal: a empresa convive com o risco de não atender às regulamentações governamentais e/ ou d setor em que atua, o que pode gerar multas e sanções;

2. Situação financeira: não identificar e/ou não agir em tempo de fazer frente às ameaças contra suas finanças, como por exemplo, flutuações econômicas, riscos cambiais ou instabilidades do mercado, pode ocasionar perdas financeiras significativas;

3. Tomadas de decisões informada: tomar decisões sem considerar os riscos inerentes à empresa pode comprometer os novos empreendimentos, investimentos ou expansões mercadológicas e, até mesmo, culminar com a perda de clientes atuais;

4. Resiliência: desconhecer os riscos contribui para aumentar as dificuldades de sobrevivência e superação dos momentos de crise;

5. Reputação: os riscos relacionados com questões éticas, qualidade do produto/ serviço, legislações, tendem a abalar a confiança dos clientes e da sociedade gerando serio impactos na reputação da empresa.

Ignorar os riscos ou reconhecê-los é aumentar a probabilidade de que se tornem fato e a causem dados. Nesse sentido, tem-e que trabalhar com a GESTÃO DOS RISCOS é uma prática administrativa necessárias que tem por objetivo principal auxiliar a empresa na prevenção da ocorrência dos riscos e, assim sendo, aumentar sua competitividade e sustentabilidade.

Existem diversas formas de de se fazer a GESTAO DOS RISCOS. A norma ISO 31000 apresenta princípios e fundamentos, reconhecidos internacionalmente, para identificar, avaliar, analisar e tratar os riscos.

A Action Gestão Empresarial possui profissionais qualificados e experientes para IMPLEMENTAR A GESTÃO DE RISCOS, com base na ISO 31000, em empresas de todos os portes e segmentos de atuação.

Categorias: Artigos

Enviar mensagem
1
Como posso ajudá-lo(a)?
Escanear o código
Olá!
Como a Action Gestão Empresarial pode ajudá-lo(a)?