Pode-se definir compliance a partir da tradução para o português que significa conformidade. Outra possibilidade é entender que compliance é uma palavra derivada do verbo inglês “to comply” e que traduzido livremente para o idioma português significa cumprir. Dessa forma, tem-se que compliance pode ser compreendido como “cumprir com a conformidade” ou ainda “estar em conformidade”.   

Estar em compliance significa ir além do cumprimento das obrigações previstas nas legislações. A estrutura de compliance de uma empresa será formada pela observância e o atendimento às leis, mas, também, será guiada pelos seus princípios e valores e, sobretudo, pela ética.

 Portanto, é preciso ter as leis como referência, mas, é necessário também, adentrar na dinâmica empresarial, em todos os seus aspectos e particularidades, compreendidas desde as especificações de seus produtos ou serviços, passando por questões mais amplas como o mercado em que atua e de que forma, sua capacidade financeira e de infraestrutura e, chegando até a aspectos mais subjetivos como seus valores e sua cultura organizacional.

International Organization for Standardization (ISO) publicou a norma sobre Gestão de Compliance que chegou ao Brasil em junho de 2021 sob a denonimação de ABNT NBR ISO 37301:2021 – Sistema de Gestão de Compliance. Esse norma estabelece os requisitos para a estruturação de um sistema de gestão com foco o compliance e é uma norma sujeita à certificação.

A Action Gestão Empresarial está preparada para auxiliar as empresas a implementarem Sistemas de Gestão de Compliance.

Que saber mais?